Muitos empresários ouvem que devem ter um blog corporativo e um site na internet, mas nem sempre fica claro para eles os motivos para fazer esse tipo de investimento.
Para esclarecer essas questões, mostraremos neste post como as novas formas de consumo fizeram com que ter um blog fosse tão importante. Quer entender como isso pode ajudar a conquistar o consumidor? Nós te contamos a seguir:
Novas formas de consumo
Há algumas décadas, o consumidor era levado a comprar produtos ou adquirir serviços baseados simplesmente em indicações ou promoções.
Porém, nos últimos anos as pessoas querem investigar e pesquisar antes de assumir uma compra. Cerca de 93% dos usuários pesquisam na internet, e entre eles, pelo menos 76% faz essa busca nas redes sociais.
Com o amplo acesso à internet se tornou mais fácil fazer buscas para compreender se o que é ofertado é aquilo que realmente precisamos.
A conquista do consumidor
Ao mesmo tempo em que nunca existiu tanta gente online, nunca houve tanto conteúdo disponível para essas pessoas. Assim, ter um site e um blog é uma necessidade para se destacar das demais empresas e aumentar o número de clientes.
Com uma estratégia bem definida os blogs podem fazer com que os usuários sejam atraídos, encantados, convencidos da necessidade de um produto ou serviço, se tornem clientes e recomendem a empresa.
Como atrair clientes com um blog corporativo
Para ajudá-lo a entender como um blog pode ser útil na atração de clientes, fizemos uma lista com 4 dicas úteis:
Conteúdo interessante
Além do que já foi dito, os internautas não são tão propensos a clicar em propagandas. Na verdade, seus olhos tendem a perder o foco nas regiões normalmente destinadas aos anúncios.
Por isso, uma boa forma de divulgar seus produtos e serviços é com conteúdo interessante, pensado para o cliente. Isto é, em vez de falar apenas da sua empresa, você deve produzir materiais diversos que despertem interesse do seu público-alvo.
Autoridade no assunto
Com uma infinidade de blogs existentes, torna-se difícil encontrar usuários que queiram ser leitores fiéis do que é publicado. Uma forma de reverter o quadro é se portar como uma autoridade no tema.
Para isso, deve-se demonstrar a partir das publicações no blog o domínio do assunto retratado. As formas para fazer isso serão abordadas logo abaixo: resolver os problemas do seu cliente e produzir material rico.
Auxílio na vida da persona
Personas são representações semifictícias do seu cliente ideal baseado em pesquisas. A partir dos dados obtidos, você entenderá quais são seus problemas, medos e desejos. Além disso, saberá qual é a formação, a idade, o sexo e o estilo de vida do seu cliente ideal. Com isso, você resolverá os verdadeiros dilemas do público que precisa do seu serviço.
Sendo assim, em vez de tentar falar da sua empresa, dos seus produtos e de promoções, você focará nas dificuldades que seus usuários têm, auxiliando-os na resolução desses problemas. Isso faz com que você entenda melhor seus consumidores e possa oferecer as soluções certas.
Essa técnica não impactará apenas sua presença online, também influenciará na forma como você trabalha e pensa seus serviços. Os clientes, por sua vez, verão na sua empresa pessoas que estão mais interessadas em ajudá-los do que simplesmente em lucrar.
Materiais ricos
Após entender quem são as pessoas que você quer alcançar e quais são os seus problemas, chegou a hora de oferecer um material altamente especializado.
Assim, esse material não visará sua empresa em si, mas vai oferecer riqueza de detalhes nos problemas e nas soluções do seu cliente ideal. Algumas formas de produzir esse conteúdo:
e-books;
postagens complexas em blogs;
webinars;
vídeos instrutivos;
infográficos;
minicursos.
Escolher os formatos mais interessantes para sua persona fará com que sua publicação seja mais acertada e atinja seu público ideal de uma maneira mais efetiva. Desse modo, as pessoas realmente se sentirão nutridas pela sua marca e mais propensas a efetuar compras na sua empresa.
Conecte o quanto antes a sua instituição nas mídias digitais para atingir uma grande parcela do seu público que está em busca de conteúdo relevante e de qualidade.
Você já possui um blog corporativo? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência conosco!
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