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A criação de conteúdo relevante ajuda na fidelização de clientes?

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Se antes de fazer uma compra importante você sempre recorre ao Google, então você está entre 97% dos consumidores do mundo inteiro. Isso significa que o ambiente online é parte da vida das pessoas até mesmo em situações que não envolvem a internet.


A criação de conteúdo relevante ajuda na fidelização de clientes?
A criação de conteúdo relevante ajuda na fidelização de clientes?

Nesse sentido, produzir conteúdo para a rede se tornou algo que diferencia empresas bem-sucedidas daquelas que não conseguem se estabelecer. O motivo disso é a fidelização de clientes que a produção de conteúdo relevante gera.


Uma empresa que usa a internet para promover conteúdo de qualidade consegue atingir os consumidores e impactar as pessoas com maior facilidade, obtendo melhores resultados em vendas. Quer saber como isso pode ser feito? Então acompanhe as nossas dicas!

Seja relevante

Na internet, existem muitas informações parecidas e até mesmo replicadas. É comum encontrar sites de vendas, por exemplo, em que as empresas reaproveitam conteúdos das fabricantes dos produtos para falar sobre eles.


Práticas como essas servem apenas para diferenciar empresas que oferecem qualidade e originalidade para seus clientes. Ser relevante é desenvolver conteúdo que seja realmente útil para as pessoas, procurando resolver seus problemas ou tirar suas dúvidas.


Esse é o pressuposto básico para fidelizar clientes. Pode demorar um tempo, mas quando eles perceberem que ao entrar no seu site, terão respostas claras e interessantes, eles passarão a ter o seu trabalho como referência.


Defina uma buyer persona

Saber para quem a sua mensagem será direcionada é fundamental para que ela alcance as pessoas certas. Buyer personas são representações semi fictícias do seu cliente ideal. Quando criadas dentro de uma estratégia de marketing digital, elas permitem a você desenvolver materiais mais precisos e qualificados para seus clientes, possibilitando a fidelização.


Imagine duas situações: na primeira você escreve para mulheres entre 30 e 35 anos, casadas, sem filhos, com formação superior, em busca de oportunidades de trabalho. Na outra você escreve para a Michelle, de 32 anos, casada com o Paulo, formada em Economia, que procura por oportunidades em grandes empresas.


Viu como ficou mais fácil definir o perfil de seu consumidor ideal? Quando você direciona sua mensagem para uma buyer persona, consegue ser mais preciso e assim gerar empatia na sua mensagem.


Utilize e-mail marketing

Não menospreze o poder do e-mail. Mesmo com o grande impacto das redes sociais, eles ainda são essenciais numa estratégia de marketing digital. A prova disso é que somente o Gmail já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Com a popularização da internet, é difícil encontrar uma pessoa que não possua uma conta de e-mail.


É por isso que o trabalho com e-mail marketing ajuda a fidelizar clientes. Quando você consegue fazer com que uma pessoa abra seu e-mail e leia o conteúdo de sua empresa, você consegue gerar um grau de proximidade muito maior do que o obtido com outras ferramentas.


Além disso, com ferramentas de automação, esse trabalho pode ser aperfeiçoado e facilitado. Não deixe de investir no conteúdo certo para cada fase do cliente no seu funil de vendas. Trabalhando com a frequência necessária e conteúdo relevante, você pode fidelizar com grande eficiência.


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