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Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: quais são as diferenças?

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo ganharam um grande destaque no Brasil nos últimos anos, tornando-se os queridinhos das empresas e profissionais de Marketing Digital. E isso não é para menos: hoje, essas estratégias são responsáveis por garantir o sucesso de muitas empresas em todo o mundo!


Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: quais são as diferenças?
Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: quais são as diferenças?

No entanto, muitas pessoas se confundem e acham que um é sinônimo do outro. Esse é o seu caso? Então confira agora quais são as principais diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e tire suas dúvidas!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing — ou "Marketing de Atração — corresponde a um novo modelo de marketing que tem sido aperfeiçoado na atualidade.

Muitos profissionais afirmam que o Inbound Marketing é a evolução do marketing tradicional.


A proposta da estratégia é atrair o cliente até a sua empresa por meio da produção e compartilhamento de conteúdo rico e relevante ao público.

Trata-se de uma técnica que combina perfeitamente com o contexto atual — afinal, praticamente todas as pessoas pesquisam na internet quando têm dúvidas sobre algum assunto. Diante disso, surge a oportunidade de responder às dúvidas dos clientes sobre o seu produto ou serviço por meio de conteúdos que sejam capazes de guiá-los por todas as etapas do funil de vendas.

O Inbound Marketing é composto por 4 etapas:


  1. atração do cliente por meio de materiais interessantes;

  2. conversão do visitante em lead;

  3. fechamento da compra;

  4. encantamento do cliente e fidelização.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo identificar e suprir as necessidades da persona por meio da produção de conteúdos completos e informativos. Logo, o foco dessa estratégia é a criação de materiais de qualidade que os potenciais clientes valorizem.

O Marketing de Conteúdo vai ao encontro da primeira etapa do Inbound Marketing: a atração. Corresponde a todo material que tem como objetivo educar, entreter ou simplesmente disseminar conhecimento para o público — ou seja, é uma peça fundamental para o sucesso do Inbound Marketing.

Esses materiais podem ser em diversos formatos, como:

  1. textos e posts;

  2. vídeos no YouTube;

  3. podcasts;

  4. webinars;

  5. infográficos,

  6. fóruns de discussão;

  7. e-books, entre outros.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: afinal, qual a diferença?

Vamos a um exemplo prático: um automóvel, por exemplo, é o resultado de um conjunto de peças no qual todas trabalham juntas para um perfeito funcionamento do veículo. Porém, apesar da estrutura complexa de um carro, ele não será capaz de se movimentar sem o combustível.

No Inbound Marketing ocorre o mesmo! É uma estratégia que possui uma estrutura bem planejada, com ações que buscam:

  1. aperfeiçoar o SEO;

  2. gerar leads por meio do tráfego orgânico;

  3. atrair clientes nas redes sociais;

  4. planejar o fluxo de leads por todas as etapas do funil de vendas (atração, consideração e decisão);

  5. utilizar o e-mail marketing, em alguns casos.

Toda essa estrutura do Inbound Marketing funciona graças aos materiais produzidos, portanto, o Marketing de Conteúdo é o combustível que faz o Inbound Marketing funcionar e gerar resultados.

Podemos concluir que o Marketing de Conteúdo é uma parte importante para o Inbound Marketing, representando a parceria ideal para o sucesso da sua empresa na atração e fidelização de novos clientes.

Além disso, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são uma excelente oportunidade de mostrar que a sua empresa é referência na área de atuação e que é capaz de responder, educar e cativar o público. Tudo isso ajuda no fortalecimento do negócio no meio online e cria um importante diferencial competitivo.

Agora é com vocês: conhece mais diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Compartilhe conosco aqui nos comentários e participe da conversa!

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