Marketing Digital: você realmente entende a sua importância?

Atualizado: Out 14

O marketing digital não é uma estratégia recente, mas sua consolidação no Brasil se deu principalmente devido ao sucesso das mídias sociais. Ele nasceu da necessidade que as empresas tinham de se comunicar com os consumidores, cada vez mais conectados e bem informados.



Marketing Digital: você realmente entende a sua importância?




Mesmo hoje, porém, ainda é comum que existam dúvidas sobre a utilização dessa estratégia e sua eficácia. Pensando nisso, preparamos este post para te mostrar a importância do marketing digital. Acompanhe!



O que é o marketing digital?



De forma resumida, trata-se de um conjunto de atividades realizadas no ambiente online com o objetivo de atrair vendas, criar um bom relacionamento com o cliente e desenvolver a identidade da marca, entre outras metas.



Qual é a sua importância?



Atinge o público onde ele está - A população economicamente ativa do país está conectada à internet durante a maior parte do dia. De acordo com o levantamento realizado pela App Annie, os brasileiros passam cerca de 5 horas e 40 minutos por dia nas redes sociais.



Nesse sentido, o marketing digital possibilita viabilizar estratégias que alcançam esse público exatamente onde ele se encontra. Além disso, as informações disponibilizadas online pelos usuários permitem segmentar o público, direcionando ações específicas para diferentes perfis de consumidor.



Permite ações abrangentes - O consumidor online possui um forte comportamento de pesquisa e consegue comparar valores, produtos e serviços com poucos cliques no Google. Para chamar a atenção desse consumidor, as empresas precisam se destacar no ambiente online — e é aí que percebemos a importância do marketing digital.



Ao criar um anúncio no Google AdWords, por exemplo, você pode levar um grande volume de tráfego para o seu site com um investimento mínimo perto do retorno que essa estratégia pode trazer. Imagine que o seu site poderá ter até mesmo um alcance global!



Entende as necessidades do consumidor - Outro ponto a ser considerado é que o consumidor atual busca mais do que preço baixo e qualidade dos produtos, ele quer ter um valor agregado no relacionamento com as empresas. Uma forma de oferecer isso é por meio de conteúdo que vá ao encontro das necessidades do seu público-alvo.



Por meio de blogs, vídeos, e-mail marketing ou outros formatos de conteúdo, sua empresa pode mostrar autoridade no segmento e, consequentemente, ganhar visibilidade e a confiança das pessoas.



É totalmente mensurável - Nesse momento, você deve estar se perguntando: “e como eu sei que essa estratégia está trazendo retorno?”. Antes de mais nada, é muito importante definir quais são as metas, como o número de leads esperados, a porcentagem de conversão, etc.



Por meio das ferramentas de automação de marketing, você poderá coletar diversos dados e fazer a mensuração dos resultados. Essa, inclusive, é uma das principais vantagens do marketing digital — existem diversas plataformas que podem ajudar durante o processo.



Como ter sucesso nessa estratégia?



Para ter um trabalho realmente eficiente, o primeiro passo é definir quem será sua persona. Trata-se de um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal.



Após a definição desse perfil, todas as estratégias de conteúdo estarão voltadas a atender as necessidades da persona. Além da mensuração dos resultados no ambiente online, também é importante monitorar no offline, fazendo pesquisas com os clientes e observando as mudanças.



Como em todos os projetos, um dos segredos do sucesso é um bom planejamento e conhecimento da estratégia. Você pode contar com a ajuda de especialistas para garantir bons resultados.



Independentemente do segmento, toda empresa que deseja crescer, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar o faturamento, precisa estar presente no ambiente online. Neste artigo, trouxemos alguns pontos que mostram a importância do marketing digital.


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