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5 boas práticas de marketing digital que você já deveria utilizar!

Atualizado: 8 de nov. de 2021

No momento de criar e consolidar sua presença online, é preciso atentar-se às boas práticas de marketing digital. Afinal, para conquistar o público é indispensável passar uma boa imagem da sua empresa na internet.


Três pessoas olhando para um computador
5 boas práticas de marketing digital que você já deveria utilizar!

Neste texto, separamos 5 boas práticas de marketing digital que você deve implementar ou aperfeiçoar na sua empresa. Com elas, você impactará seus clientes de forma positiva e se posicionará melhor no meio digital. Confira!


1. Segmentar o público-alvo e definir as personas

A segmentação permite direcionar as campanhas para o público certo, evitando impactar pessoas que não estejam realmente interessadas na sua empresa e no que ela pode lhes oferecer. As informações básicas para se construir uma boa segmentação são:

idade e estado civil;


onde moram;

profissão;


média salarial;

necessidades de consumo;

preferências de produtos e/ou serviços, entre outros.

Diante dessas informações, é possível criar a buyer persona, ou seja, desenhar o perfil do cliente ideal para a empresa. A persona é a representação semi-fictícia dos seus clientes, com personalidades e preferências.

Vamos exemplificar: suponhamos que você é um empresário dono de uma papelaria, e esse negócio está localizado em uma região que possui 3 faculdades. A partir de um estudo e levantamento de dados, conclui-se a existência de uma persona, por exemplo:

João: casado; tem 1 filho; estudante de Administração; é assistente administrativo; nas horas vagas, procura agregar conhecimento na internet e sempre pesquisa por textos de linguagem simples e descontraída; por fim, é ativo nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram.

2. Criar um website responsivo

Ainda hoje, existem muitos empresários que não se atentam à navegabilidade do website e dos blogs corporativos. Páginas com carregamentos lentos e falhas no layout, com código fonte "poluído", e URL's pouco amigáveis costumam ser rejeitados pelos usuários.

Outra grande demanda do mercado atual é a responsividade para dispositivos móveis, ou seja, uma boa visualização e adaptação para smartphones e tablets.

A responsividade afeta diretamente o SEO, fazendo com que seu website perca pontos no momento do ranqueamento, afinal, as ferramentas de buscas, principalmente o Google, procuram entregar os melhores resultados possíveis aos usuários.

3. Produzir conteúdos valiosos

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais poderosas. Ele proporciona as empresas a criarem conteúdos ricos para atrair a persona, a fim de sanar dúvidas ou resolver algum problema.

Criar bons conteúdos ajuda a sua empresa a ganhar mais credibilidade na internet, além de aumentar o reconhecimento de marca e criar autoridade em determinados assuntos. Também contribui para as boas práticas de marketing digital no SEO.

A produção de conteúdos de qualidade é fundamental para educar o lead sobre seus produtos e guiá-los de maneira efetiva nas etapas do funil de vendas. Esses conteúdos podem ser:

textos ou posts;

vídeos;

webinars;

podcasts;

e-books;

infográficos.

4. Interagir com o público por meio das redes sociais

As redes sociais ajudam a sua empresa a estar presente no dia a dia dos clientes. Elas permitem um contato direto e proporcionam uma comunicação mais próxima e humanizada com o público. Evite fazer postagens unicamente sobre vendas de produtos; dê preferência ao compartilhamento de conteúdos interessantes para a persona — ou seja, utilize as redes sociais como impulsionadoras de conteúdos publicados no blog corporativo.

5. Ter cuidado com o e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é muito utilizado pelas empresas. Essa é considerada uma estratégia que gera ótimos resultados para alguns negócios. Ao utilizar essa estratégia, é importante tomar cuidado para que seus e-mails não sejam confundidos com SPAM e não sejam rejeitados pelos seus clientes: isso pode gerar uma imagem negativa da sua empresa.

Mas este é apenas o início sobre o aprendizado sobre marketing digital e, antes de iniciar qualquer ação de publicidade na internet, é importante a contratação de uma agência especializada em marketing digital, para um melhor planejamento e melhor execução das estratégias na sua empresa, com a supervisão e a análise de profissionais no assunto.

Gostou de saber sobre as boas práticas de marketing digital e quer continuar se informando? Confira nosso artigo "Agências digitais: por que contratar e como conseguir um bom retorno?" e tire suas dúvidas sobre o assunto!

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