Como definir o orçamento de Marketing Digital da minha empresa?

Muita gente já sabe que investir no marketing online é, sem dúvidas, um passo bem importante para o sucesso de uma empresa. No entanto, uma parcela dos empreendedores ainda tem dificuldade em pensar quanto deve ser o orçamento de Marketing Digital.


Como definir o orçamento de Marketing Digital da minha empresa?
Como definir o orçamento de Marketing Digital da minha empresa?

Para quem está nessa situação, preparamos um post sobre como definir esse valor — tendo como base o cálculo do ROI das suas ações. Confira!

Como faço para definir um orçamento de Marketing Digital?

Para defini-lo, o primeiro passo é entender quais estratégias dão resultado para seu negócio e o aproximam de suas metas. Para isso, você precisa calcular o ROI, sigla em inglês para Return on Investment — ou "retorno sobre investimento".

É por meio desse indicador que sabemos a quantidade de dinheiro que está sendo ganha ou perdida com uma determinada ação. A partir dele, podemos planejar com mais precisão um orçamento de Marketing Digital.

E, claro, preste muita atenção para não gastar mais do que o pensado inicialmente. Organize-se e defina um teto para o seu orçamento.

Em geral, um orçamento de Marketing Digital inclui a criação de website, blog e perfis em redes sociais, exibição de anúncios em mídias pagas como Google AdWords e Facebook Ads e contratação de ferramentas de webmonitoramento.

Por onde começo?

Tenha em mente quais são os objetivos de Marketing Digital do seu negócio e os transforme em KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator — "indicador-chave de performance".

Analise quais ações já foram trabalhadas anteriormente por você e tire insights preciosos dessas experiências. Liste quais atividades devem ser feitas em cada etapa do projeto e em quanto tempo você espera ter resultado.

Se a sua meta é aumentar as vendas no seu site, por exemplo, aproveite o Google Analytics, ferramenta gratuita de tráfego fácil de ser instalada em qualquer página. Com ela, você pode comparar quantos visitantes são oriundos de perfis nas mídias sociais, tráfego orgânico ou campanhas pagas. Foque no que rende mais visitas!

Dê preferência também às ações que permitem o controle do quanto é gasto e para onde está sendo direcionado. Em anúncios pagos do Google e do Facebook, você pode segmentar bem o seu público e, quanto mais controle tiver sobre isso, mais poderá concentrar seus esforços no que está, efetivamente, funcionando.

Tenha paciência para aguardar que as ações tragam os resultados esperados. Como comentamos, acompanhar o crescimento do seu ROI no decorrer dos meses e não ficar afoito para fazer mudanças na sua estratégia antes de um tempo razoável para seu teste são pontos fundamentais.

E, para terminar, lembre-se de quão importante é acompanhar os números de perto e basear suas decisões neles. Capacite sua equipe para que todas as áreas tenham entendimento do que está sendo feito e estejam focados nos KPIs.

Agora que você já sabe mais sobre como definir um orçamento de Marketing Digital, que tal procurar uma agência especializada para ajudá-lo nessa tarefa? Conte com profissionais de verdade para obter uma boa relação custo-benefício e otimize suas verbas!

Você gostou deste post sobre orçamento de Marketing Digital? Aproveite e entre em contato com a gente e faça seu orçamento.